A Menina do Espelho

11, November 2005 - 07:43 pm


Quando era pequena, adorava passar horas em frente ao espelho. Dentro dele, encontrava uma menina que me imitava em tudo. Além de ser igual a mim, tinha o mesmo quarto que eu: os mesmos peluches, as mesmas bonecas, a mesma cama, os mesmos desenhos pendurados na parede. Enquando brincava olháva-a, ela brincava também e parava para me olhar ao mesmo tempo que eu.
Diziam-me aquele era o meu reflexo no espelho, coisa na qual nunca tinha acreditado. Para mim, aquele rectângulo era uma janela que interligava dois mundos distantes onde, do outro lado, se encontrava uma menina que um dia decidiu fazer-me companhia. Criou um mundo igual ao meu, brincadeiras iguais às minhas mas que, na minha ausência, saia do quarto e voltava ao seu mundo, um mundo onde tinha tudo o que queria, onde os pais nunca ralhavam com ela, onde todos o meninos queriam brincar com ela, tinha muitos mais brinquedos do que eu, muitos animais, um casarão enorme, ou seja, o mundo com o qual sonhava eu.
Um dia, quis ir ter com ela. Tentei entrar no espelho, mas não conseguia. Com tantas tentativas, acabei por parti-lo e vi então a menina, igual a mim, o meu mesmo quarto, as minhas mesmas coisas, ali nos cacos, partidas aos bocados. Assustada, olhei em redor, com medo que o mesmo tivesse acontecido à minha casa. No entanto, as minhas paredes continuavam estáticas, os meus brinquedos no mesmo sítio. A única diferença era aquele espelho, aos bocados, espalhado pelo chão. A minha mãe iria ficar chateada. No entanto, fiz um sorriso maroto. Peguei na minha boneca favorita, abracei-a e fui ter com os meus amigos à rua. Afinal, até tinha feito por merecer a bronca que mais tarde iria levar. Além disso, para que quereria eu mais brinquedos, se só dava atenção àquela boneca? E para quê quereria mais amigos, se era tão divertido meter-me com quem não gostava? E apesar de não viver num casarão, conseguia transformar o meu apartamento no planeta inteiro.
No final de contas, mais era impossível eu nao ter.
Afinal, para alá do espelho, encontra-se um mundo perfeito, se souberes ver a felicidade reflectida no que te rodeia.
-Ruth

No comments: