Fuma Mais

17, October 2005 - 11:36 pm

No outro dia fui, mais um grupo de amigos, à festa de recepção ao caloiro do I.S.C.T.E., em Lisboa. Uma festa já com uns bons anitos de grande prestígio, dizem, o qual não duvido tendo em conta os milhares de jovens que se encontravam à espera para entrar, apesar do não muito simpático preço do bilhete.
Mas bem, numa festa como esta, não falta a vontade às marcas de oferecer patrocínio, pois é uma grande oportunidade para fazer publicidade. No entanto, qual não foi o meu espanto quando, à entrada do recindo, estava algo mais que um par de raparigas bem apresentadas, de canetas flourescentes, a assinar maços de tabaco que tiravam das bolsas p'ra dar aos meninos, que não eram poucos. Ora, segundo tenho dado conta, últimamente têm havido imensas campanhas anti-tabaco, desde a Europeia campanha do "Feel Free to say No" a anúncios publicitários em todos os media, assim como medidas tomadas pelo governo como a adição de avisos aos maços de tabaco, a pendente lei que proibirá o consumo de tabaco em locais fechados e a proibição da venda de tabaco a menores de 16 anos. Tendo em conta que o tabaco é altamente viciante, para que servem estas leis e campanhas se, por trás, existem distribuições gratuitas em massa de maços de tabaco à juventude inconsciente que já pouco fuma? Sem contar com o facto de que muitos dos presentes seriam menores de 16 anos não existindo, em nenhuma ocasião do evento, o menor controle de idade.
Promover o consumo de bebidas alcoólicas aos jovens num país cuja enorme parte dos acidentes se deve à elevada taxa de alcoolemia já é mau o suficiente. Agora promover a maior causa de inúmeros problemas de saúde (como o cancro, tromboses, doenças vasculares, úlceras, problemas nas vias respiratórias, esterelidade, amputações, envelhecimento precoce, impotência, entre imensos outros) que afecta não só quem consome, mas quem rodeia o consumidor (eu que o diga, que depois de passar um mês e meio em contacto com fumadores altamente activos, ainda não me consegui livrar desta tosse e dores de garganta que me chateiam constantemente), é o cúmulo.Senhores donos destas grandes empresas de produção de tabaco, deviam ter vergonha por se aproveitarem da natural inconsciência da juventude desta maneira. A publicidade, a ambição de vender cada vez mais e a ganância está a chegar ao extremo. Daqui a uns anos é que se vai notar o caos. Por enquanto, ainda parece que está tudo bem.
Nestas festas, aproveitem antes para oferecer preservativos.
Mais vale promover nos jovens a foda segura, que fodê-los.
Tenho dito.

-Ruth

(against a cigerrettes promotion at a Univertity's party I've been to, where smokers were gladly offered free packets of cigarrettes, including the less than 16 years old kids that had come into the institute to join the fun. Jul '08)

No comments: